Bebiana Rocha
Foi com 12 anos e na secção revista que Marlene Pereira começou a sua incursão pela indústria têxtil. A facilidade com que aprendia e o facto de “ter mão para muita produção” trouxeram-lhe novos desafios, primeiro como costureira em malhas, depois como encarregada na área de camisaria, e mais tarde nos têxteis-lar.
Mais de 30 anos depois, o seu maior desafio está a ser o projeto próprio: PointbyPoint. Continua na produção, junto das colaboradoras, mas com uma ambição reforçada: “A mulher tem capacidade de liderança”, afirma ao T Jornal.
Como descreveria o papel da mulher na ITV?
O papel da mulher na indústria têxtil é fundamental. Temos sensibilidade, vamos ao detalhe, diria que somos meticulosas no que fazemos e multifacetadas. Sinto também que as mulheres têm um feitio que as permite terem não só capacidade de desenrasque, mas também uma capacidade de aprendizagem muito grande o que levou, na minha visão, à progressão do sector como um todo nos últimos anos. Reconheço ainda nas mulheres uma capacidade de verem mais à frente, uma maior capacidade de organização e de ginástica com o tempo incrível.
Que vantagens há em ser mulher na ITV?
Dado o nosso peso na força de trabalho do sector, acredito que tiramos vantagens se incentivarmos à cooperação entre colegas, se soubemo-nos pôr na pele de cada uma. Ter um ambiente de trabalho de entreajuda é das maiores vantagens que podemos tirar.
Qual o maior desafio em ser mulher na ITV?
Os horários alargados que são necessários em alturas de grande volume de encomendas, o que nos coloca o tempo mais contado para a família.
Que mulheres a inspiram na ITV?
As mulheres que procuram a cada dia superarem-se a si próprias, que saem da sua zona de conforto. As mulheres que apesar de estarem doentes continuam a desempenhar as suas funções, porque também temos essa capacidade. As mulheres que se reinventam diariamente e que deixam parte de si nas peças que criam, confecionam…
Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?
Desejo às jovens mulheres muita força e dinâmica. Num mundo em constante atualização e exigente é importante ser-se resiliente, insistente e ter-se muito gosto pelo que se faz. Sejam excelentes em tudo o que fazem.