27 março 24
Empresas

Ana Rodrigues

Elas na ITV: A persistência de Catarina Cardoso

Catarina Cardoso, Planning Manager da Carmafil já há cinco anos, nasceu e cresceu no meio dos farrapos e soube desde cedo que o seu percurso passaria pela ITV. Como contou ao T Jornal, no meio da incerteza irá continuar no têxtil, “pois faço aquilo de que gosto e é onde sempre me imaginei a trabalhar. O caminho será por aí”.

 

Como descreveria o papel da Mulher na ITV?

O papel da mulher na indústria têxtil, tal como em outra área é extremamente importante. Atendendo à exigência da indústria têxtil, a mulher no seu dia-a-dia revela um papel de persistência e de autodeterminação que lhe confere a capacidade de se adaptar a várias e diferentes situações. A sensibilidade que é tão característica na mulher é um ponto fulcral nesta atividade, trazendo vantagens para o chão de fábrica e desafiando todos os dias este sector que esta em constante alteração e com tantas oscilações.

 

Que vantagens há em ser Mulher na ITV?

Ser mulher na ITV é um espelho de atenção ao detalhe e de perfeccionismo, o que revela ser uma vantagem para toda a produção industrial têxtil. O brio, a persistência, a organização e o cuidado que a mulher tem é uma mais-valia, e por isso acrescenta valor quer na produção têxtil ou em outro tipo de indústria. Enquanto mulher também acho que é uma vantagem para mim trabalhar na têxtil e poder ter acesso a tudo que esta área me dá, todos os dias aprendo, porque é tudo menos um trabalho monótono, e os diferentes comportamentos quer das malhas quer das peças, faz com que estejamos em constante aprendizagem.

 

Qual o maior desafio em ser Mulher na ITV?

Penso que esteja a mudar, no entanto acho que o maior desafio para as mulheres ainda passa por terem que dar mais provas e se esforçarem mais para que sejam ouvidas, a desigualdade salarial, também ainda é um problema que enfrentamos. Ainda que a indústria têxtil, e no caso da Carmafil seja maioritariamente composta por mulheres, e na nossa realidade, quase todos os nossos sectores sejam chefiados por mulheres, ainda existe um longo caminho a percorrer pela igualdade.

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?

O grande desafio é nunca desistirem, serem persistentes, e tentar procurar sempre mais e mais conhecimento, é uma indústria em constante crescimento, e com muitas oportunidades em diversas áreas de atuação.

Partilhar