Bebiana Rocha
A European Environment Agency publicou esta quarta-feira um artigo sobre a ‘Circularidade da cadeia de valor dos têxteis da UE’, onde apresenta números relativos ao ano de 2022 em matérias como: uso de recursos, emissões de gases efeito de estufa, resíduos têxteis, têxteis usados e volumes de consumo de têxteis.
Entre os principais dados divulgados está que o consumo têxtil per capita na UE em 2022 era de 19kg, um número que subiu desde 2019, sendo 8kg de vestuário e os restantes 11kg de têxteis-lar e calçado, 7kg e 4kg respetivamente.
O sector é apontado como o quinto mais poluente em doze categorias, aqui é tido em consideração o uso de matéria-prima, emissões de gases, água e solo, recorde-se que até há pouco tempo era o quarto mais poluente.
Em 2022, 234 milhões de toneladas de matérias-primas foram usadas para produzir todas as roupas, calçado e têxteis domésticos consumidos pelas famílias da UE, o equivalente a 523kg por pessoa.
A publicação detalha que em 2022 a cadeia de valor dos produtos têxteis consumidos na UE causou emissões totais de GEE de 159 milhões de toneladas de CO2, o que corresponde a 355kg por pessoa ao ano, o equivalente a 1800km de viagem de carro.
Quanto aos consumos de água, foram contabilizados 5300 milhões de metros cúbicos de água para produzir roupas, calçados e têxteis domésticos.
Saltando para os resíduos, sabe-se que em 2022 os estados-membros geraram cerca de 6,94 milhões de toneladas de resíduos têxteis. No entanto, vale realçar que a quantidade de resíduos têxteis enviados para aterros sanitários na Europa reduziu – de 21% em 2010 passou para 12% em 2022.
A EEA completa que 1,4 milhões de toneladas de têxteis usados foram exportados em 2023, sobretudo para África e Ásia. Diz também que “a participação relativa dos têxteis na despesa total das famílias não mudou na última década e permanece estável em 5%”.
Por último, apontar que a importância das vendas online para a produção e o consumo de têxteis está a crescer. “A participação das vendas online mais que duplicou na UE, de 5% em 2009 para 11% em 2022”.
O artigo pode ser consultado na integra aqui. No dia 1 de abril a EEA organiza um webinar público para apresentar uma lista das métricas de circularidade têxtil que concebeu e estudou. Mais informações aqui.