05 setembro 24
Empresas

Bebiana Rocha

“É inequívoco que as empresas têm de investir em inovação”

A Riopele lançou esta semana, por ocasião da Munich Fabric Start, a sua nova edição da revista The LOOM, onde fala sobre o Made in Europe. José Alexandre Oliveira, presidente da empresa, afirma que, “é inequívoco, as empresas têm de investir em inovação e sustentabilidade para se adaptarem rapidamente à mudança”.

O rosto da empresa, quase centenária, acrescenta que “o Passaporte Digital de Produto é, claramente, uma oportunidade para a indústria portuguesa”. E destaca o saber acumulado pela fileira têxtil e vestuário ao longo de décadas.

“A indústria têxtil portuguesa acumulou conhecimento ao longo de gerações, investiu em tecnologia de ponta e é hoje uma referência na criação de produtos sustentáveis. Com um enquadramento legislativo justo, o futuro da indústria vai passar pela Europa e Portugal vai ser um player chave”, atreve-se.

José Alexandre Oliveira completa o seu raciocínio afirmando que os decisores políticos devem tomar em atenção que a maior parte das empresas europeias são de dimensão pequena a média e que para estas aguentarem o impacto das mudanças que se avizinham é necessário a tomada de medidas igualitárias.

A evolução das profissões, nomeadamente a aplicação da Inteligência Artificial; a importância da cor na produção dos tecidos e o papel do debuxador são outros assuntos explorados na revista. A publicação faz também uma pincelada pelo o que é o showroom da Riopele em Nova Iorque, o percurso de Judy Sanderson, a designer com raízes africanas que é uma grande promessa no design de moda internacional, assim como o percurso e aspirações de Francisca Oliveira, que representa a quarta geração da família Oliveira,

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