30 maio 23
Empresas

Maria Monteiro

Dtexspan promove projeto com algodão sustentável

Para acompanhar a inovação no sector têxtil, a Dtexspan tem como objetivo a permuta dos fios tradicionais por fios reciclados, orgânicos e biodegradáveis. E, nesse contexto, lançou um projeto com algodão orgânico, sustentável e regenerativo, de forma a reduzir o impacto ambiental da sua produção.

Desta forma, a empresa alia a sustentabilidade e a inovação à qualidade dos produtos, ambicionando que, até 2025, cerca de 90% dos seus artigos sejam sustentáveis. Uma das principais características deste projeto é a possibilidade de rastreabilidade em todas as etapas da produção. Ou seja, através da emissão de um QR Code, o consumidor pode, no final de toda a cadeia produtiva, verificar e acompanhar todo o processo produtivo e a vida útil do algodão.

O processo permite ainda recuperar o que não foi consumido durante a produção, utilizando um mínimo de energia, de químicos e de intervenção física adicional, promovendo os princípios de eficiência de recursos de forma a manter a fibra natural do algodão no seu ciclo de vida útil durante mais tempo.

Até 2025, a Dtexspan pretende garantir que este projeto possa ser replicado e desta forma contribuir para uma real alteração na indústria da moda em geral e do têxtil, em particular.

Partilhar