Bebiana Rocha
Do linho ao denim, das malhas aos acessórios, Portugal volta a afirmar-se na Milano Unica. Na 42.ª edição da feira, que decorre de 20 a 22 de janeiro, na Fiera Milano (Rho), 12 empresas apresentam as suas propostas Spring/Summer 2027, sob o tema “Cosmetic”, que propõe um cruzamento do universo têxtil com a estética, a beleza e um refinamento ímpar dos materiais.
No âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, participam: 6Dias Têxteis, Albano Morgado, Brito Knitting, Fábrica de Tecidos Vilarinho, LEMAR, ITJV, Isla, LMA, LRT, Magma Têxtil, Sidónios Malhas e Troficolor Denim Makers.
A sustentabilidade surge nos expositores portugueses não apenas como discurso, mas como produto concreto. A maioria das empresas disponibiliza uma seleção alargada de amostras sustentáveis na plataforma oficial da feira (nas páginas individuais), tags de produto para ajudar a identificar as suas especializações e uma apresentação institucional, permitindo aos visitantes prepararem a sua visita de forma informada e direcionada.
A 6Dias Têxteis, por exemplo, apresenta propostas em linho, crepe, gaze, popeline, cetim reciclado e estampados fantasia reciclados, refletindo uma aposta clara em materiais responsáveis e versáteis.
Por sua vez, a Albano Morgado realça as suas misturas em lã, combinadas com linho, caxemira e algodão, enquanto a Brito Knitting reforça a sua identidade sustentável com tecidos em 100% algodão ou misturas com fibras naturais como linho, lã merino, cânhamo, viscose, liocel, modal, poliamida, seda, Sorona, Seacell, Smartcel e Good Earth Cotton.
A antecipação das coleções faz-se também através da MU e-connect, onde é possível conhecer há vários meses algumas propostas para 2027. A Isla integra o tema “South Korea”, enquanto a Sidónios Malhas marca presença no tema “Canyon”, oferecendo um primeiro vislumbre da sua abordagem criativa para a próxima estação, mas não são as únicas.
Na LEMAR, o foco mantém-se em soluções de impacto reduzido, com destaque para o Seaqual. Entre as referências citadas pela própria feira encontram-se o Sussex Q-Nova eco sustainable nylon yarn, produzido a partir de desperdícios pré-consumo, o Chrysanthemium Seaqual print LEM 737 e o Maxxi Q-cycle, um fio desenvolvido a partir de matéria-prima não fóssil.
Também no segmento dos acessórios, Portugal afirma identidade e saber-fazer. A LRT apresenta novidades que incluem o bordado de Guimarães, e tem um dos seus acessórios integrado no tema “Cyber Beauty” da plataforma de tendências da Milano Única e-connect.
Para além das empresas integradas no projeto da ATP, a presença nacional é reforçada por: Casa da Malha, Fitecom, Bordados Oliveira, Lurdes Sampaio, Paulo de Oliveira, Penteadora, Positive Materials, Riopele, Somelos, TMG Textiles e Trimalhas.