Bebiana Rocha
Estreou esta quinta-feira na Rádio Comercial o documentário ‘Segunda Pele’, feito por Tânia Paiva e com imagem de Tiago Mendes dos Santos, que dá a conhecer o impacto ambiental da indústria têxtil e as consequências para o planeta do consumo desenfreado de roupa. O salão têxtil MODTISSIMO e a Riopele fazem parte do alinhamento do documentário como exemplos de um esforço conjunto da ITV portuguesa para estar na vanguarda da sustentabilidade.
“As empresas não vão todas pelo mesmo caminho, há umas que usam materiais retirados do oceano, outras preocupam-se com os tingimentos e há ainda no calçado quem faça sapatilhas com desperdícios de ananás. Portanto, cada empresa está a trabalhar na sua inovação”, diz Manuel Serrão, CEO da ASM. Já a histórica Riopele destaca que desde cedo incorporou práticas amigas do ambiente, como o reaproveitamento de 55% da água utilizada nos processos de produção ou a criação do fio Tenowa, feito a partir de desperdícios.
Neste documentário participam também associações ambientais, as marcas portuguesas sustentáveis Marita Moreno e Vintage For a Cause, e ainda o designer Paulo Gomes, da Manifesto Moda e curador do Fórum iTechstyle Green Circle. Destes contributos resulta a ideia de que a evolução do sector da moda passa invariavelmente pelo upcycling e reutilização de materiais e também pelo consumo mais racional da parte do cliente final.
Também o diretor-geral do CITEVE teve palavra: Braz Costa vincou a importância dos próprios retailers fazerem pressão sobre os fornecedores para garantirem uma maior transparência e responsabilidade na cadeia de produção e sublinhou que “o impacto de ter uma instalação de uma tinturaria no norte de Portugal ou no sul de Marrocos não é igual”. E acrescentou que “50% da poluição e difusão dos microplásticos são feitas em nossas casas nas lavagens”.
Assista ao documentário na integra aqui.