05 dezembro 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Do Fab Lab ao Craft Lab: Fundão aposta na inovação têxtil

O Município do Fundão apresentou o seu projeto Fab Lab, um espaço de criação e experimentação que disponibiliza ferramentas digitais de inovação aos cidadãos, no webinar desta semana “A Economia Circular na ITV”, organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto RESOTEX.

João Milheiro, responsável pelo Fab Lab, começou por enquadrar o território e apresentar o plano de inovação do Fundão (‘Move to Fundão’) e detalhar as ferramentas disponíveis no Laboratório, onde se incluem impressoras 3D, máquina CNC de corte e gravação, fresadora, scanner 3D, plotter de corte, máquina de corte a laser e máquina de costura.

Desde 2012, o Município tem trabalhado no sentido de fornecer cada vez mais infraestruturas aos cidadãos, atrair investimento, criar comunidades, promover formação avançada e comunicar resultados.

No âmbito do projeto RESOTEX, João Milheiro aproveitou a sua intervenção para apresentar ainda o Craft Lab, criado para promover o uso de processos de design e tecnologias de fabricação digital, apoiando assim a valorização da produção artesanal.

Por fim, deu a conhecer a Fabriacademy, um curso interdisciplinar internacional de seis meses que combina aulas online em direto, tutoriais e sessões práticas, focado na exploração de novas tecnologias aplicadas ao setor têxtil.

Em Portugal, o Fab Lab atua como laboratório para a experimentação de novos materiais têxteis, fabricação digital, wearables e design computacional.

Partilhar