Bebiana Rocha
Os resultados do projeto Digi4Fashion – Polo de Inovação Digital da Moda superaram, em 2025, as metas inicialmente estabelecidas. Foram apoiadas 280 empresas no processo de digitalização, o que representa 140% da meta definida.
Na última newsletter, o consórcio partilha os números alcançados até ao momento: foram realizados 22 serviços de experimentação tecnológica, permitindo às empresas avaliar soluções em contexto real ou semirreal, reduzindo incertezas; 33 ações de capacitação; mais de 35 empresas beneficiaram de apoio direto ao nível do financiamento; e foram realizadas 66 ações de suporte direto, incluindo mentorias e iniciativas específicas de enquadramento financeiro. Em termos de networking, o projeto promoveu a interação entre mais de 130 empresas.
“O balanço positivo deve ser encarado como um ponto de partida para uma nova fase, marcada pela continuidade, ambição e convicção de que a inovação digital é um fator chave para o futuro do setor”, afirma Milton Cabral, project director do Digi4Fashion.
O facto de 280 empresas terem sido apoiadas revela-se especialmente relevante num contexto marcado por desafios estruturais. “Demonstra a adequação da proposta de valor e a confiança no polo enquanto parceiro e referência técnica”, acredita o responsável do CITEVE. O consórcio do Digi4Fashion é composto pelo CITEVE, ATP, CTCP, ANIVEC/APIV e APPICAPS.