13 Junho 19
Seamless

António Moreira Gonçalves

DIEP, o centro de inteligência da Oldtrading

Apresenta-se ao mundo como uma empresa “especialista na investigação têxtil”, mas esta aposta na inovação não é apenas um cartão de visita, está bem patente na estratégia da Oldtrading, têxtil de Famalicão especializada em seamless. No centro deste impulso inovador está o DIEP – Departamento de Inovação e Engenharia do Produto, o cérebro das soluções que a empresa tem criado para diferentes sectores, desde o desporto de alta competição aos cuidados pré-mamã.

“Quando se fala de inovação, não basta dizer que se está disponível para inovar, com certeza que todos estão disponíveis, mas é preciso fazer algo para materializar isso, e nós fazemo-lo todos os dias, trabalhamos com um laboratório permanente, que tem um rosto e comunica com os nossos clientes” explica o fundador e administrador da empresa, Rui Gordalina – na foto, à esquerda, ao lado de Pedro Nunes, o responsável pelo DIEP.

Criado em 2014, num momento em que a empresa queria chegar a mercados de maior tecnicidade, o departamento foi crescendo e é hoje composto por uma equipa de 6 pessoas, entre designers e técnicos especializados. “Não é costume uma empresa ter tanta gente dedicada à I&D, seis pessoas representam 12% da nossa equipa, mas posso dizer que é o nosso melhor investimento, a empresa não seria a mesma sem o DIEP” salienta Rui Gordalina.

À frente deste “laboratório” está Pedro Nunes, um técnico especializado em teares de meias, a tecnologia que está na base da confecção de vestuário seamless. Pelas suas mãos já passaram projectos de produtos muito diferentes, como calções de compressão que combatem a fadiga muscular ou cintas que ajudam a repor a silhueta feminina no pós-parto. Atualmente a Oldtrading atua em quatro sectores: a moda íntima mais casual, o vestuário desportivo, a modelação e o pré-mamã.

Todo esse trabalho de desenvolvimento é feito em comunicação com as marcas que a empresa fornece. “O nosso papel é desenhar a estrutura, desenvolver protótipos, fazer experiências, escolher as fibras mais indicadas e prestar indicações aos clientes” explica Pedro Nunes. “O DIEP é o espaço onde os clientes mais gostam de estar quando nos visitam, porque acabam sempre por aprender muito” acrescenta Rui Gordalina.

Para além dos projectos desenvolvidos internamente, a empresa está também enquadrada no Texboost, um consórcio de desenvolvimento liderado pela Riopele e sob a coordenação técnica do CITEVE. No âmbito deste projecto, a Oldtrading está a desenvolver vestuário para agricultura em ambientes extremos.

Partilhar