Bebiana Rocha
Portugal participa na estreia da Première Vision Montreal, nos dias 22 e 23 de abril, através do projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. A delegação nacional integra dez empresas — A. Fiúza & Irmão, Brito Knitting, Burel Factory, Consifex, Creative Textile Solutions, Dune Bleue, Fiorima, Magma Têxtil, Sidónios Seamless Tech e Troficolor Denim Makers — que irão apresentar soluções inovadoras nas áreas Fabrics e Manufacturing.
Esta presença marca não só a aposta do setor na diversificação de mercados, como também representa uma porta de entrada estratégica no Canadá — um mercado com crescente procura por têxteis sustentáveis e de qualidade. O facto de a participação ser conjunta é igualmente uma forma de reforçar a capacidade nacional de oferecer soluções integradas, com uma forte componente criativa.
De acordo com dados da Canadian Apparel Federation, divulgados em fevereiro deste ano, o mercado canadiano de vestuário atravessa um período de ajustamento, com as vendas totais do retalho a registarem uma ligeira quebra de 1,4% nos primeiros 11 meses de 2024. No entanto, o segmento de lojas especializadas em vestuário apresentou um crescimento de 1,5% ao longo do ano, com um aumento expressivo de 7,8% em dezembro, sinalizando dinamismo.
A procura por outerwear masculino e feminino cresceu, respetivamente, 6,3% e 3,1%, refletindo novas tendências de consumo com foco na qualidade e funcionalidade. Os números partilhados revelam, assim, oportunidades para os fornecedores internacionais com propostas diferenciadas.
Enquadre-se que a Première Vision Montreal é uma nova feira criada pela Première Vision em parceria com a Mmode, organização sem fins lucrativos dedicada ao crescimento e à competitividade da indústria da moda do Quebeque. O evento conta ainda com o apoio de entidades locais, regionais e nacionais, como o Tourisme Montréal e a Montreal Fashion Week, garantindo uma estreia sólida e bem-sucedida.