09 dezembro 25
Empresas

Bebiana Rocha

DCD recebe selo PME Excelência como reconhecimento do seu percurso estratégico

A DCD, empresa detentora da marca portuguesa de camisas Baccus, foi recentemente distinguida com o selo PME Excelência. Em declarações ao T Jornal, João Nuno Luz CEO da DCD, considera esta atribuição um reconhecimento do trabalho estratégico desenvolvido ao longo dos anos. “Representa a validação de um caminho de consistência assente na melhoria contínua, no reforço da relação com clientes e parceiros, e na qualificação da oferta”, afirma.

No mercado desde 1998, a DCD iniciou a sua atividade focada exclusivamente na comercialização de acessórios de moda masculina, com especial destaque para a gravataria de seda. A partir de 2007, a empresa investiu na criação de uma marca própria sólida no segmento de camisaria, com coleções sazonais e private label, ocupando um nicho de mercado de camisas de alfaiataria 100% made in Portugal que a fez crescer. Neste momento, reúne capacidade para desenvolver o produto na totalidade, desde a modelação até ao acabamento.

Ao longo dos anos, a DCD tem apostado fortemente na digitalização, com a criação de uma plataforma B2B de comércio eletrónico, um website de e-commerce e outros investimentos para otimização de processos.

No campo da sustentabilidade, a empresa encontra-se atualmente a instalar painéis fotovoltaicos e a explorar formas de garantir produtos totalmente rastreáveis, preparando-se para implementar o passaporte digital de produto, conta em primeira mão ao T Jornal.

Este percurso começou em 2015, com o objetivo de superar desafios relacionados com competitividade, custos da matéria-prima e velocidade de adaptação tecnológica.

“Acreditamos numa cadeia modernizada, digital, sustentável e de alto valor acrescentado. Portugal deve apostar em produção diferenciada e de valor acrescentado, proximidade ao mercado e inovação, não em volume, mas em excelência”, conclui a empresa.

A Baccus é comercializada através de retalho especializado, tanto a nível nacional como internacional, destacando-se mercados europeus como: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda e Suécia.

A DCD terá o foco na expansão internacional, com um plano específico para a retoma do mercado norte-americano, mantendo simultaneamente a relevância no mercado nacional, onde a BACCUS é uma marca de referência ligada à tradição do mestre camiseiro. Este crescimento será acompanhado por um reposicionamento estratégico para melhor adaptação às dinâmicas do mercado e pela otimização das plataformas digitais (B2B e e-commerce). A inovação será impulsionada pela introdução de novas coleções com tecidos diferenciados, servindo como uma alavanca crucial para o crescimento.

Partilhar