Bebiana Rocha
A tradição dos Caretos de Trás-os-Montes serviram de inspiração ao designer David Catalán, que reinterpretou a dualidade de rudeza e sofisticação destas figuras para desenvolver a sua nova coleção outono-inverno 2025-26.
“Nas minhas viagens entre Portugal e Madrid, cruzei muitas vezes a região de Trás-os-Montes e os Caretos sempre me fascinaram. A coleção Careto é a minha reinterpretação e homenagem a essa cultura e identidade nortenha”, contextualiza ao T Jornal. O criativo quis trazer a essência destas figuras para o universo contemporâneo da moda e fê-lo com recurso à cor, textura e contraste.
“A coleção segue uma abordagem que mistura streetwear e alfaiataria. Incorporamos tecidos texturizados que remetem para o artesanal, com o objetivo de valorizar a herança cultural de Portugal”, acrescenta. O denim, enquanto parte identitária da marca, continuou a ser explorado em parceria com a Troficolor Denim Makers.
A marca está a atravessar uma fase de crescimento, sendo o foco para 2025 fortalecer a presença em mercados estratégicos, expandir a rede de distribuição, reforçar o B2B, fazer um revamp do B2C e apostar mais na presença digital.
Em termos de eventos, David Catalán confirma o T Jornal a organização de showrooms exclusivos em Paris. “Temos também em mira outros eventos e cidades pelo mundo fora, o ano passado por exemplo colaboramos com uma revista nova-iorquina e acabamos por fazer um runaway virtual num rooftop em Brooklyn”, termina.