17 outubro 22
Empresas

Bebiana Rocha

Custos da energia em destaque na Convenção Euratex

O impacto da inflação e do constante aumento nos custos da energia na ITV portuguesa e europeia estiveram em destaque nos discursos de abertura da 10ª Convenção Euratex e 24º Fórum da Indústria Têxtil, que aconteceram na passada quinta e sexta-feira, no Crowne Plaza Porto.

“Se as ajudas não acompanharem os aumentos vai haver encerramentos”, iniciava a peça do Jornal da Uma da TVI, de 13 de outubro. “As empresas estão com muitas dificuldades em suportar estes incrementos de custos [energia e inflação] porque não estão a conseguir passá-lo para o mercado”, afirma Mário Jorge Machado, Presidente da ATP, em declarações à estação televisiva, declarando uma “crise profunda” do sector.

“Fizemos parar alguns equipamentos que consumiam mais, só que teve uma consequência, que foi aumentar os prazos de entrega para os nossos clientes”, contribuiu ainda Susana Serrano, CEO da Acatel, comentando a conjuntura atual. “Se passarmos todos estes incrementos para o mercado a indústria têxtil portuguesa e europeia fica sem clientes, que vão procurar outras zonas geográficas, onde o gás e a eletricidade aumentaram, mas não tanto como na Europa”, completa o dirigente associativo, Mário Jorge Machado.

A par dos custos energéticos e da inflação há outra preocupação da ATP e da Euratex: “A UE está em vias de introduzir um amplo pacote legislativo assente na sustentabilidade e na economia circular”, avança o Dinheiro Vivo, que citando a Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal afirma que este pacote se constitui “tanto como uma oportunidade como um risco”.

Para Mário Jorge Machado tem de existir reciprocidade no cumprimento das regras de sustentabilidade na Europa. Quem vender na Europa deve cumprir as mesmas exigências de quem cá produz, resume. As palavras chave do discurso de abertura da 10ª Convenção centram-se por isso nas ideias de “total transparência de processos”e “monitorização efetiva”.

 

Partilhar