Bebiana Rocha
Os CTT em parceria com a To Be Green desenvolveram um projeto de confeção de coletes de distribuição 100% reciclados. As peças integram fibras recicladas pós-consumo no tecido principal, que veem de uniformes antigos. O projeto está neste momento a ser testado em cinco centros de distribuição postal: Vila Real, Cantanhede, Portalegre, Torres Vedras e Odemira.
Ao todo foram feitos 200 coletes, a parir de 1,2 toneladas de resíduos têxteis, cerca de três mil artigos. O que se traduz, segundo as contas da empresa, numa poupança de 1,4 toneladas de emissões de CO2 e numa poupança de água de 2,3 mil metros cúbicos caso fossem produzidos em algodão virgem orgânico ou convencional.
“Os CTT têm uma meta declarada de incorporar materiais reciclados e ou reutilizados em todos os produtos da sua oferta, com uma meta intercalada de 80% até ao final de 2025”, traça em comunicado.
Recorde-se que este não é o primeiro projeto dos CTT com a spin-off da Universidade do Minho. Em 2022 os CTT venceram o prémio CSR Coups de Coeur 2022, da Post Europ, na categoria ambiental, com um projeto de reciclagem de máscaras contra a Covid-19.