24 agosto 21
Sustentabilidade

T

Create Fashion Brand há 15 anos a apostar na sustentabilidade

A constante procura por práticas cada vez mais éticas e sustentáveis valeram à têxtil portuguesa Create Fashion Brand uma menção na página internacional Influencive. A empresa foi destacada pelo esforço, ao longo dos últimos 15 anos, em reduzir a sua pegada ecológica. Através da reciclagem, do investimento em tecidos ecológicos, energias verdes, máquinas com maior eficiência energética e outros ajustes, a CFB tem demonstrado que é possível fazer vestuário de qualidade e ambientalmente responsável.

Em entrevista à Influencive, Margarida Santos, CEO da Create Fashion Brand, deixou claro que não é comportável preços extremamente acessíveis com produções eco-friendly: “as empresas que produzem uma t-shirt por 3 euros poluem a água porque não têm instalações de filtragem e usam produtos químicos”; acrescentou ainda que o restante custo “será da responsabilidade do meio ambiente”. Totalmente transparente na evolução que a sua empresa tem feito, Margarida Santos salientou a importância dos certificados para garantir uma segurança extra. ISO 9001, OCS, GOTS e OEKO-TEX são alguns dos obtidos pela CFB.

Questionada sobre as diferenças entre a produção asiática e portuguesa, a empresária começou por destacar o respeito pelos direitos humanos: “só pode montar uma empresa em Portugal quem der condições de trabalho e remuneração justas aos seus empregados, há também normas e políticas ambientais a seguir”. Aproveitando o momento, referiu ainda que “Portugal é considerado o centro das empresas têxteis da europa” e que os materiais e peças de vestuário nacionais são feitos por artesãos e profissionais altamente experientes.

A Create Fashion Brand é um grupo composto por três fábricas, espalhadas pelos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Emprega cerca de 110 funcionários e é especializada em produzir malhas e tecidos há mais de 30 anos.

Partilhar