19 junho 20
Inovação

T

Covid-19: Empresas contactam CITEVE pela primeira vez

A capacidade de reação das empresas têxteis e a resposta à Covid-19 apontam para novas dinâmicas a que o sector deve estar atento. Há um maior conhecimento e confiança da ITV nas suas capacidades, é preciso apostar decisivamente na inovação mas a maior parte das 1.500 empresas que procuraram ao CITEVE fizeram-no pela primeira vez.

Estas considerações resultam do webinar Tecer o Futuro, promovido pelo Cluster Textil, que juntou à conversa vários dos protagonistas do sector. “O que aconteceu já não vai sair das empresas, o fabrico de equipamentos de protecção foi o melhor que podia ter acontecido ao sector e isto mostra como neste país há uma base de conhecimento, uma cultura têxtil instalada que pode ser uma vantagem competitiva”, frisou o Diretor-Geral do CITEVE, Braz Costa, dando conta que “das 1.500 empresas que durante a crise contactaram o CITEVE, a maioria fazia-o pela primeira vez”, coisa que não aconteceu apenas com o centro tecnológico.

Também Ricardo Silva, administrador da Tintex, assinalou “o contacto de mais de 300 empresas com quem nunca tínhamos trabalhado”, enquanto o Diretor de Operações do CeNTI, João Gomes argumentava pela inevitabilidade do caminho da inovação como forma de acrescentar valor e exportar para mercados maduros. “Se há conclusão a tirar, é de que o país e o sector só têm um caminho a seguir, que é o da inovação”, disse.

Também o CEO da Endutex, Vitor Abreu, revelou que “à volta de 90% dos clientes que a empresa teve neste contexto foram clientes novos”, destacando é uma experiência que a empresa vai procurar capitalizar. Do mesmo modo, Pedro Fernandes, da Cloth Up, disse que a experiência com os equipamentos de protecção levou já a empresa a pensar no desenvolvimento de novos produtos, com um “plano de investimento fortíssimo” que está já em curso.

O mesmo acontece, segundo Ricardo Silva, com a Tintex, que se propõe “avançar no segmento de saúde com um projecto ambicioso e tecnologias diferenciadoras”.

O sucesso da sessão, que se “deveu também à participação de todos”, levou o Cluster Têxtil a decidir repetir a fórmula. “Por isso mesmo, esperamos contar novamente com a sua participação no próximo Webinar Tecer o Futuro promovido pelo Cluster Têxtil, já no próximo mês de julho”, informa aquela entidade.

Partilhar