12 junho 24
Empresas

Bebiana Rocha

Cordex desafia-se na sustentabilidade ambiental

A Cordex foi a protagonista do último episódio do Mapa da Sustentabilidade, uma iniciativa do IAPMEI em conjunto com a RDP. A empresa de Esmoriz, produtora de cordas, fios e redes, deu a conhecer os seus projetos no sentido de responder aos correntes desafios na área da sustentabilidade.

O primeiro projeto é de otimização energética, onde o objetivo é reduzir em 20% o consumo de energia, que será conseguido através da instalação de painéis fotovoltaicos. O segundo projeto prende-se com a renovação e melhoramento de equipamentos com vista a uma maior eficiência energética, sendo enquadrado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da descarbonização da indústria.

Estão traçados mais três projetos: aumentar em 20% as vendas online, para chegar a mercados de mais difícil penetração; aumentar a automação ou robotização da empresa, que continua a ser muito dependente de mão de obra, e, por fim, que 20% dos produtos desenvolvidos passem uma mensagem sustentável, seja pela circularidade, biodegrabilidade ou design.

programa dá ainda conta da diversificação que a Cordex tem feito ao longo dos anos. A par da agricultura, a empresa entra também na construção civil com fibras para reforço de cimento, aplicações em geotêxteis e telas para a cultura de cogumelos e ainda aplicações mais desportivas, como produção de fibras para fazer as redes das balizas do Mundial de Futebol do Brasil.

Partilhar