Bebiana Rocha
Apesar das tensões comerciais e do ambiente de incerteza económica alimentado pelo aumento das tarifas anunciado pela presidência de Donald Trump, os consumidores norte-americanos mantêm o ritmo de consumo. Segundo dados divulgados pelo US Census Bureau, as vendas do retalho nos Estados Unidos registaram um crescimento marginal de 0,1% em abril, face ao mês anterior.
Este ligeiro aumento segue-se a uma subida mais expressiva de 1,7% em março, sinalizando uma tendência de estabilidade dos hábitos de consumo. Quando analisados numa perspetiva trimestral, os dados mostram um crescimento mais robusto de 3,4%, refletindo uma economia com sinais de resiliência.
“Os consumidores continuam a gastar, apesar do pessimismo generalizado alimentado pelo aumento das tarifas”, afirma o economista Jack Kleinhent, citado pela publicação Just in Style. “Os gastos dos consumidores permanecem estáveis, refletindo uma economia resiliente. O impulso e a disposição para gastar são suportados pelos dados positivos de emprego e salários, juntamente com preços da energia mais baixos”, acrescenta.