22 janeiro 24
Retalho

Ana Rodrigues

Consumidores portugueses valorizam a personalização

Os consumidores estão à procura de preços mais baixos, mas valorizam a personalização da experiência de compra. Ou seja, o consumo está mais focado na exigência e qualidade do serviço prestado. No entanto, o consumidor pensa muito na hora de compra, procurando ofertas vantajosas.

Segundo o Retail Report 2023 e o relatório de Métodos de Pagamento 2023 da Adyen que traçou o perfil do consumidor português, 85% dos consumidores procura ativamente por melhores preços e a maioria (78%) assumiu procurar habitualmente preços mais acessíveis que o normal, sendo que quase um terço (31%) aguarda por períodos mais propícios a descontos mais elevados, como é o caso da Black Friday e Cyber Monday.

Mas, mais do que procurar por preços mais acessíveis, o consumidor português procura experiências personalizadas e compensação pela contínua lealdade. Isto é, os dados indicam que 68% dos consumidores desejam descontos personalizados dos retalhistas, a quem compram regularmente e quase metade (48%) espera que estes se lembrem das suas preferências e do seu histórico de compras para uma navegação mais personalizada.

Nesse sentido, o contexto económico obriga a que as empresas invistam na inovação, personalização e confiança dos seus negócios. Assim sendo e, segundo a mesma análise, em Portugal, o sector está a assistir a uma transformação marcante com 22% das empresas a adotarem tecnologias como experiências omnicanal, inteligência artificial e automatização de marketing, com objetivo de melhorarem a experiência do cliente.

Mais ainda, a inflação que se tem feito sentir este ano fez com que 46% dos retalhistas escolham oferecer descontos ao longo do ano, enquanto 52% das empresas assume a dificuldade em categorizar os compradores de acordo com as suas necessidades.

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