16 julho 25
Empresas

Bebiana Rocha

Colorifix e ATB colocam Portugal na revolução do tingimento biológico

A Colorifix anunciou, nos últimos dias, que concluiu com sucesso a primeira fase da ronda de investimento Série B2, no valor de 18 milhões de dólares, com a finalidade de apoiar a transição da produção piloto para a produção comercial em larga escala. O investimento estratégico é liderado pelo Inter IKEA Group, contando com o apoio contínuo da H&M Group Ventures, Sagana e Regeneration.VC. Entraram também novos investidores, como a Goldwin Play Earth Fund.

Ao mesmo tempo, a ATB/Etevimol anuncia a sua parceria com a Colorifix para uma colaboração em larga escala. Miguel Domingues destaca um novo centro de fermentação, instalado nas instalações da ATB, em Portugal, já em funcionamento.

O tingimento é uma das fases mais poluentes da cadeia de abastecimento têxtil, e a equipa da Colorifix encontrou uma forma de substituir os corantes petroquímicos por cores produzidas por microrganismos modificados, que oferecem uma alternativa não tóxica e de baixo consumo de água, além de ser compatível com a infraestrutura já existente nas empresas.

Em comunicado, a Colorifix confirma que o novo investimento permitirá a expansão da capacidade produtiva na Europa e na Ásia, o aprofundamento de colaborações comerciais com fabricantes têxteis e marcas, e o desenvolvimento contínuo de cores. O foco mantém-se no segmento moda, embora haja acordos para parcerias no segmento têxtil-lar.

Partilhar