20 janeiro 26
Empresas

Bebiana Rocha

Colmaco: 30 anos de jacquards e expansão internacional

A Colmaco assinalou 30 anos de atividade na Heimtextil, que decorreu de 13 a 16 de janeiro, no recinto da Messe Frankfurt. Em declarações ao T Jornal, Olivia Rodrigues Machado, do departamento de design, destaca a nova coleção Kai.ros, que dá primazia às texturas como elemento central da proposta criativa.

“Inicialmente vendíamos sobretudo colchas, depois passámos para os atoalhados de mesa e mantas. Hoje, o nosso foco está claramente na roupa de cama”, explica a responsável, sublinhando as opções em algodão, linho e cânhamo que integram a atual oferta da empresa.

Depois de um 2025 marcado pela consolidação, 2026 surge como um ano de reforço da resposta ao cliente, alicerçado nos investimentos realizados no ano anterior. Em particular, a empresa aumentou a sua capacidade de expedição em cerca de 20 a 25%, permitindo maior rapidez e eficiência logística.

Para o ano agora iniciado, a Colmaco perspetiva igualmente uma abertura a novos mercados, mantendo os atuais, entre os quais se destacam a China e o Japão, numa altura em que se fez sentir uma retração do mercado norte-americano. Com 95% da produção destinada à exportação, a empresa trabalha ainda com diversos países do mercado europeu e da América Latina.

Fundada em 1995 por Alberto Machado, a Colmaco especializou-se desde cedo na produção de jacquards. O que começou como uma empresa familiar evoluiu para uma estrutura industrial com treze teares jacquard a operar em contínuo, refletindo um percurso de crescimento sustentado e aposta consistente na especialização produtiva.

Partilhar