Bebiana Rocha
A história da Coelima foi contada no programa Dois às 10 da TVI. Pela voz dos colaboradores ficamos a conhecer o legado do seu fundador, Albano Coelho Lima, sobressai uma obra notável sobretudo no que toca à educação.
Quem o diz é Rui Pereira, diretor-geral da empresa, que recorda ter começada na empresa como eletricista com apenas 14 anos. “O Sr. Albano sempre nos incentivou a continuar os estudos”, sublinha.
Isa Rodrigues, que entrou na empresa em 1999 com uma licenciatura em engenharia química, é atualmente quality assurance and innovation manager e confirma, com carinho, que a empresa também lhe proporcionou os estudos, mais concretamente um mestrado.
A reportagem serve também para dar conta da dimensão que a empresa já teve – “tínhamos um posto médico, dentista, infantário” -, o quão à frente do seu tempo era no modelo de gestão – “incentivava os trabalhadores mais capazes a abrirem o seu próprio negócio e depois a trabalharem para o grupo” – e o quão apreciava a sua força de trabalho – “recebíamos um subsídio de Páscoa”.
Com os olhos agora postos no futuro, Rui Pereira aproveitou a oportunidade de estar na televisão para passar a imagem de uma Coelima capaz de combinar o seu ADN com uma vertente jovem, assente não só nos lençóis bordados, mas também no homewear.