24 fevereiro 25
Feiras

T

CM de Santo Tirso apresenta TEXAD nas talks da MOD’Unica

Na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, pelas 11h30, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai apresentar o projeto internacional TEXAD – Soluções avançadas para a gestão circular de resíduos têxteis em municípios europeus.

Esta sessão, intitulada “TEXAD: O futuro da gestão de resíduos têxteis no Município de Santo Tirso”, contará com as intervenções de Vera Araújo e Maria José Abreu. A chefe de divisão municipal Invest Santo Tirso e coordenadora do projeto em Portugal abordará, com base numa análise realizada pelo município, o estado atual da gestão dos resíduos têxteis, o mapeamento dos principais stakeholders locais e os desafios e oportunidades resultantes da transição para um modelo circular. Já a investigadora e professora associada da Universidade do Minho, stakeholder do TEXAD, partilhará a sua recente experiência em Prato, numa visita organizada no âmbito do projeto.

O TEXAD tem como principal objetivo melhorar e impulsionar os instrumentos de política municipal, promovendo a transição para um modelo circular. A metodologia contempla a prevenção, a correta separação, a recolha e a valorização dos resíduos têxteis, transformando-os de simples resíduos em novos produtos ou em matérias-primas secundárias, de acordo com os novos requisitos regulamentares da União Europeia.

Com um financiamento de 1.800.128 euros atribuído pelo programa Interreg Europe, o TEXAD reúne oito parceiros – os municípios de Borås (Suécia) – líder do projeto -, Prato (Itália), Mataró (Espanha), Enschede (Países Baixos), Stara Zagora (Bulgária) e Santo Tirso (Portugal), o cluster de moda da Catalunha MODACC (Espanha) e a Agência de Desenvolvimento Regional de Rzeszow (Polónia). Além disso, o projeto conta com o apoio da região de Podkarpackie (Polónia) e do CCDR – N (Portugal) e vários stakeholders, entre os quais a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

As talks da MOD’Unica decorrem em paralelo com a feira, de 26 a 27 de fevereiro, e no mesmo espaço, o pavilhão 1 da Exponor, no Porto. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada neste link.

Partilhar