Bebiana Rocha
A Classytex está na fileira dos têxteis-lar há três gerações, na passagem pela DecorHotel, dias 24 a 26 de outubro na Exponor, Gil Macedo, international sales director, sublinhou ao T Jornal que se posicionam nos nichos de mercado que procuram o luxo máximo.
“França é o país que nos compra com mais frequência porque tem uma exigência de qualidade e perfecionismo superior. Procura o luxo, um acabamento diferenciado, com pontos acabados”, diz.
Nos artigos em exposição, Gil Macedo eleva a roupa de cama em cetim pelo seu toque e brilho, aborda também o linho e nas opções sustentáveis o liocel, a que chama seda vegetal. “O liocel tem um toque fantástico, uma excelente durabilidade. Mas é uma opção para um cliente específico, possivelmente mais para um Boutique Hotel que quer estar ligado à inovação”, comenta.
O segredo do sucesso na área da hotelaria está assim em conseguir entregar uma “tela à medida do cliente”. Para as empresas que se querem iniciar nesta área o comercial indica investigarem primeiro.
“Não se pode quer entrar de um dia para o outro no ramo de hotelaria, é preciso perceber primeiro as necessidades dos hotéis. O hotel tem expectativas diferentes do consumidor final, as toalhas do dia a dia, por exemplo, têm uma construção diferente de toalhas de hotel, que vão ser lavadas mais vezes e de forma mais agressiva. A composição da roupa de cama também varia conforme o local, se é mais de dormidas de uma noite ou se os hospedes permanecem no quarto no mínimo três noites”, alonga-se.
Mas o mais difícil já foi feito: elevar o bom nome de Portugal. “O nosso país produz de facto com qualidade, com prazos de entrega competitivos. Hoje em dias as pessoas fazem questão de colocar o made in Portugal em destaque em vez do made in EU”. Para além de trabalhar o private label, a Classytex tem uma marca própria a Finera, com a qual chega aos quatro cantos do mundo.
“Estamos em 400 lojas no Canadá com a nossa marca. Até para a Austrália e Nova Zelândia vendemos”, exemplifica, ligando a notoriedade à insistência em fazer feiras. Os produtos da Classytex chegam também ao Dubai, Magrebe, Tunísia e vão, se tudo correr como alinhado, chegar aos novos hotéis de Marrocos que estão a ser criados para o Mundial 2030.