15 abril 25
Empresas

Bebiana Rocha

Classytex: “O consumidor norte-americano é consumista por definição”

A Classytex/Finera esteve no passado mês de março na Market Week Nova Iorque. O evento correu dentro do esperado, com reuniões entre os clientes habituais e alguns novos, diz Gil Macedo ao T Jornal, fazendo questão de deixar claro que a estratégia de diversificação de mercados da empresa ajudará seguramente a contrariar algum impacto negativo que se faça sentir nas exportações para os Estados Unidos, decorrentes das tarifas anunciadas pelo Presidente Donald Trump.

“Sempre tivemos uma estratégia de diversificação, mesmo quando crescemos mais num determinado destino, seja por razões intrínsecas ao nosso trabalho, ou mesmo por razões geopolíticas e económicas favoráveis. Temos bem presente o princípio de Pareto, pelo que tentamos contrariar a tendência de termos 80% do nosso volume de negócios apenas entre os nossos principais clientes, ou num mercado específico”, contextualiza o diretor comercial.

“Num mercado livre e global, já não deveríamos recorrer a este tipo de estratégias protecionistas, que não são benéficas para ninguém, a começar pelos próprios norte-americanos, que sentirão o impacto de uma inflação artificialmente provocada”, prossegue. Como estratégia, sugere que a União Europeia reaja apenas de forma positiva e não opte por contramedidas.

“Penso que se deverá apostar num mercado o mais livre possível de impostos entre os EUA e a UE, agilizar processos e anular burocracias. De resto, é deixar o mercado regular-se. Ninguém exporta o que não tem procura, nem ninguém importa o que não quer”, acredita o responsável, confiante de que a natureza consumista do norte-americano fará com que continue a comprar.

“O consumidor norte-americano é consumista por definição e não deixará de consumir. O que fará é adaptar-se ao cash flow disponível”, podendo, na sua opinião, optar por produtos mais entry-level e assim colmatar alguns dos efeitos das tarifas no aumento dos preços.

Sobre a New York Market Week, Gil Macedo relembra que este evento não é uma feira na verdadeira acepção da palavra, sendo antes composto por vários fabricantes que expõem espalhados por diferentes quartos de hotéis em Midtown Manhattan. O que faz com que não seja o evento mais indicado para quem não tem uma carteira de clientes e encara a Market Week como uma base para prospeção de mercado.

“Coisa bem diferente seria se este evento decorresse num espaço amplo, próprio para feiras, como por exemplo o Javits Center em NY, ali tão perto”, sugere. “Aí sim, com toda a transparência típica de quem aprecia um mercado livre e sem receios infundados da concorrência, poderíamos todos expor de forma similar, lado a lado, sem receios de que os nossos clientes vejam o que os nossos ‘vizinhos’ andam a produzir”, conclui o raciocínio.

A próxima paragem da empresa é a Guimarães Home Fashion Week, para a qual têm preparados bordados ricos, acabados de desenvolver pelo departamento de design. A Classytex/Finera irá expor uma linha de cama e banho diversificada, composta pelos seus best sellers em diferentes tipos de tecidos, com bordados, pontos decorativos, aplicações de tecidos e rendas, e novos modelos de jacquard.

“Vamos apostar também em acabamentos em boleio, mantendo uma continuidade e coerência na imagem dos produtos de cama e banho, em bordados mais complexos e ricos, com um efeito contínuo, que são cada vez mais pedidos por clientes que se especializaram em produtos de luxo”, partilha Gil Macedo com o T Jornal.

O evento tem vindo a crescer em termos de notoriedade no mercado externo, o que deixa a empresa segura para mais uma participação. Recorde-se que a Finera é a marca própria da Classytex. A têxtil-lar produz também para private label, para que os clientes possam usufruir da qualidade das peças produzidas com o nome da sua marca: “existem por vezes muitos investimentos de marketing por parte dos clientes no branding da marca própria”, justifica.

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