Maria Monteiro
Decorreu no Zaragoza Logistics Center, em Espanha a reunião de lançamento do projeto RISE-SME, financiado pelo programa Horizonte Europa, que procura fortalecer as cadeias de abastecimento das PME. O CITEVE fez-se representar por Pedro Machado, gestor de projetos de Transição Digital.
Um total de parceiros de cinco países faz parte deste consórcio, e ali estão centros de investigação (como o CITEVE), universidades, associações empresariais, Digital Innovation Hubs (DIH) e PME de diferentes sectores industriais. Juntamente com os clusters e os Digital Innovation Hubs (DIH), o RISE-SME irá construir novas parcerias que resultarão num plano-piloto para a implementação do modelo em cada um dos ecossistemas.
“A metodologia RISE-SME centrar-se-á na deteção e antecipação de perturbações, orientando as empresas a reduzir dependências críticas e a reforçar a sua resiliência. Serão analisadas tecnologias digitais e avançadas, desde a robótica à Internet das Coisas, inteligência artificial e blockchain, entre outras, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta que permita conectar fornecedores de tecnologia, PME e outros intervenientes-chave na cadeia de abastecimento”.