31 janeiro 24
Inovação

Maria Monteiro

CITEVE lidera ambicioso projeto europeu na área da defesa

Num contexto em que a defesa do bloco dos 27 em regime autónomo ao da NATO está nas agendas de todos os governos da União Europeia, começou no dia de ontem e terá continuidade hoje a reunião de kick-off do projeto ‘Across – Camuflagem Adaptativa para Soldados e Veículos’, liderado pelo CITEVE.

É o primeiro projeto da área de defesa liderado por uma entidade nacional e o objetivo é desenvolver soluções de camuflagem multi-espetral e adaptativa. Neste encontro, que está a decorrer nas instalações do CITEVE, foram apresentadas as várias entidades parceiras, assim como os doze pacotes de trabalho de investigação e desenvolvimento a serem testados ao longo do projeto.

O projeto reúne 19 parceiros de nove países da União, incluindo: 3 PMEs (DAMEL, MIMICRYS e MAGELLAN CIRCLE), 5 Grandes empresas (SAAB, RME, RWM, SAFRAN e THALES), 2 Universidades (Universidade de Navarra e Universidade de Siena) , 7 RTOs (CITEVE, CeNTI, CREO, FRAUNHOFER, TNO, FTMC e FORTH ) e 2 entidades Governamentais (FOI e CINAMIL).

O projeto ‘Camuflagem Adaptativa para Soldados e Veículos’ centrar-se-á, segundo o CITEVE, “numa combinação de tecnologias inovadoras que utilizam materiais disruptivos em múltiplas gamas espectrais. As técnicas e dispositivos de camuflagem adaptativa serão capazes de se adaptar a diferentes condições ambientais”.

Além disso também, “irá promover uma crítica massiva das colaborações transfronteiriças, juntando diferentes intervenientes-chave, reforçando e melhorando a agilidade das cadeias de abastecimento e de valor da defesa, aumentando a cooperação transfronteiriça entre entidades jurídicas e promovendo uma melhor exploração do potencial industrial da inovação, da investigação e do desenvolvimento tecnológico, em cada fase do ciclo de vida industrial dos produtos e tecnologias de defesa”.

Partilhar