Bebiana Rocha
O CITEVE anunciou esta quarta-feira a sua integração na Associação Europeia de Inteligência Artificial, Dados e Robótica (ADRA), numa decisão que visa consolidar o compromisso do Centro Tecnológico com a inovação e reforçar o seu posicionamento estratégico em áreas de elevada intensidade tecnológica.
João Oliveira, diretor do Departamento de Transição Digital, sublinha que “a integração na ADRA reflete a determinação do CITEVE em contribuir ativamente para os objetivos europeus de competitividade, resiliência e autonomia tecnológica, reforçando o seu papel enquanto intermediário qualificado para a indústria portuguesa e europeia”.
De acordo com a nota publicada no site, esta adesão permitirá integrar e valorizar a experiência acumulada do Centro Tecnológico em domínios como a automação robótica, a Internet das Coisas (IoT) e a análise avançada de dados. Paralelamente, abre novas oportunidades para a participação em consórcios internacionais e em eventos de referência, como o AI, Data and Robotics Forum e o European Convergence Summit, que decorrem anualmente em Bruxelas.
Criada para representar o setor privado no âmbito da parceria europeia em inteligência artificial, dados e robótica, a ADRA reúne atualmente cerca de 200 membros distribuídos ao longo de toda a cadeia de valor, o CITEVE é dos poucos portugueses.