12 fevereiro 24
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

CITEVE integra consórcio para reduzir resíduos têxteis

‘VERDEinMED – PreVEnting and ReDucing the tExtiles waste mountain in the MED area’ é o novo consórcio de um novo projeto euro-mediterrânico no âmbito da economia circular que o CITEVE integra. O projeto arrancou oficialmente com uma reunião kick-off nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Grécia.

Coordenado pelo CERTH – The Centre for Research & Technology Hellas, o VERDEinMED tem como objetivo impulsionar a transição para uma economia circular no Sector Têxtil e de Vestuário (STV), com o intuito de prevenir e reduzir os resíduos têxteis, envolvendo empresas do sector, decisores políticos e a sociedade. Nesta primeira reunião foram apresentados os parceiros de projeto, os parceiros associados e os workpackages a serem desenvolvidos durantes os próximos três anos.

Este é uma iniciativa financiada pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Euro-Med e o VERDEinMED promoverá modelos de negócio circular, capacitando as partes interessadas por meio da colaboração e compartilhamento partilha de conhecimento.

Mais ainda, esta ambiciona motivar os governos locais, regionais e nacionais a impulsionar rapidamente a transição, criando condições e oferecendo incentivos necessários, bem como capacitar profissionais da indústria e consumidores para a conscientização consciencialização de consumo, descarte responsável e exploração de alternativas para o final de vida dos produtos têxteis.

O consórcio do projeto – para além do CITEVE – envolve outras oito entidades parceiras, de seis países diferentes, desempenhando um papel fundamental na transferência de conhecimento e know-how no STV para a região do Mediterrâneo. Além disso, o projeto conta com a colaboração de 15 parceiros associados, incluindo o Município de Vila Nova de Famalicão e a empresa SASIA.

Partilhar