11 maio 22
Sustentabilidade

T

CITEVE é uma das ‘101 vozes pela sustentabilidade’

Ana Tavares, diretora de Sustentabilidade do CITEVE, é uma das personalidades que contribuem para o livro ‘101 vozes pela sustentabilidade’, organizado pelo ISCTE Executive Education, coordenado por Mónica Bello, e com nota introdutória de António Guterres, secretário-geral da ONU.

O livro junta textos de personalidades de inúmeros setores da vida pública portuguesa sobre um dos temas que mais impacta na sociedade global atual. “Um número crescente de empresas está a abraçar esta mudança social, ambiental e financeira. Cidades e regiões estão a desenvolver novos modelos – de vida e de trabalho; de cultivo e de consumo de alimentos; e de redução da emissão de gases com efeito de estufa. Juntos, podemos pôr as pessoas e o planeta em primeiro lugar”, escreve António Guterres na nota introdutória.

Ao longo de quase 800 páginas, os leitores serão confrontados com realidades, termos e palavras-chave, uns que conhecem bem e outros que vão passar a fazer parte do seu léxico – da transição energética ou transição verde aos ODS das Nações Unidas, passando por Natureza Positiva, NetZero, descarbonização, ESG (Environmental, Social, Governance), desperdício, viver com menos, gestão da água, circularidade, desigualdades, os 3 p’s da sustentabilidade (People, Profit, Planet, a que se juntam Purpose e Prosperity), e ainda Sociedade Sustentável ou Igualdade de Género, entre outros – revela o ISCTE.

Partilhar