Maria Monteiro
Os membros do consórcio do projeto europeu xBUILD-EU, que o CITEVE integra, reuniram-se esta semana em Famalicão para debater os últimos desenvolvimentos do projeto e definir os próximos passos a seguir, cujo o objetivo passa por criar uma parceria estratégica na UE centrada na colaboração intersectorial.
A fertilização cruzada entre os têxteis, a construção e as tecnologias avançadas faz também parte dos objetivos da parceria constituída para o projeto. Para tal, é necessário em primeiro lugar apoiar a implementação da Nova Estratégia Industrial para a Europa, com foco nas sinergias e nos aspetos transversais entre os têxteis e a construção, utilizando tecnologias avançadas como problemas para implementar soluções ecológicas e uma Europa mais digital.
Além disso, o projeto promove a resiliência das PME por meio de transições ecológicas e digitais, inovação e internacionalização, com vista à criação de oportunidades de crescimento a nível mundial. Está também alinhado com os cinco objectivos-chave do programa “Joint Clusters Initiatives for Europe’s Recovery”.
Coordenado pela AEi Tèxtils, da Catalunha, e financiado pelo Programa do Mercado Único da União Europeia, o xBUILD-EU integra mais quatro clusters: o Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda juntamente com o CITEVE; o ATEVAL, de Valência; o IDEAM/TUS, da Irlanda; e o SGG/CCS, da Eslovénia.