06 julho 23
Empresas

Bebiana Rocha

CITEVE acolhe esta tarde o Roteiro de Engenharia

O CITEVE acolhe hoje, dia 6 de julho, a conferência ‘Reinventar o sector, construir um futuro sustentável’, organizada pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte no âmbito dos Roteiros de Engenharia. A sessão tem início às 16h00 em Famalicão e vai contar com os contributos da ATP e do CITEVE, entre outros.

O presidente da câmara municipal de Famalicão, Mário Passos, o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, o diretor-geral do CITEVE, António Braz Costa, o administrador da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Vaz, e a CEO da TMG Automotive, Isabel Furtado, para além dos responsáveis da Ordem.

“O sistema cientifico e tecnológico dá a resposta que lhes compete e a engenharia transforma em realidade”, diz Braz Costa, em declarações ao JN, mostrando a importância destes profissionais que estão, no seu entender, ‘subvalorizados’. “Há bons engenheiros, mas a necessidade de pessoas com este tipo de conhecimento vai continuar a aumentar”, completa Mário Jorge Machado.

“A engenharia terá uma intervenção muito grande na transformação que vai ser obrigatória por lei”, acrescenta o dirigente associativo, referindo-se às normas europeias sobre a sustentabilidade e circularidade dos têxteis. Uma afirmação que Braz Costa apoia, uma vez que o contributo da engenharia é decisivo nas mais diferentes áreas, “logística, água, energia”, eles contribuem para que “tudo funcione de forma harmoniosa”, conclui.

PROGRAMA

16h00 Abertura

Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da OERN
Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN
Mário Passos, Presidente da CM de Vila Nova de Famalicão

16h30 Painel Debate

Mário Jorge Machado, Presidente ATP – Associação Têxtil Portugal
Braz Costa, Diretor Geral Citeve – CENTI
Paulo Vaz, Administrador da AEP
Isabel Furtado, CEO Automative TMG – Têxtil Manuel Gonçalves
Luís Almeida – Professor Catedrático Jubilado
Moderador: Paulo Rodrigues, Coordenador da Especialização em Engenharia Têxtil

16h50 Encerramento

Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Partilhar