Bebiana Rocha
O Fiber Club, lançado pela Circ em janeiro do ano passado, conta agora com novos parceiros. Numa nota publicada ontem, a empresa anunciou a entrada de Madewell, Reformation e C&A, às quais se juntam a Lenzing e Linz Textil. O objetivo é acelerar o uso comercial de materiais reciclados.
As marcas participantes comprometem-se a desenvolver coleções com Tencel utilizando a tecnologia Refibra, produzida com 30% de polpa Circ proveniente de resíduos têxteis que misturam poliéster e algodão.
“As marcas estão cada vez mais pressionadas pelo mercado para reduzir o desperdício e usar materiais de melhor qualidade, e existe um entendimento comum na indústria de que o status quo não pode continuar. O modelo Fiber Club opera dentro dos sistemas de fabrico existentes, abordando os custos e a complexidade que têm limitado as marcas, tornando os materiais circulares mais viáveis hoje em dia”, explica Peter Majeranowski, CEO da Circ.
Segundo a nota de imprensa, a Circ fornece a polpa reciclada, a Lenzing transforma-a em fibra de lyocell e a Linz Textil converte-a em fio. As marcas, por sua vez, integram o material na sua cadeia produtiva habitual.
Quando foi lançada, a iniciativa contou com a adesão de Bestseller, Eileen Fisher, Everlane e Zalando, juntamente com Arvind, Birla Cellulose e Foshan Chicley. Mais informações aqui.