Bebiana Rocha
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, através do seu diretor geral Rafael Alves da Rocha, esteve no telejornal da SIC onde afirmou que Portugal está “em pleno emprego”. “Temos mais um milhão de trabalhadores em Portugal (…) e as pessoas têm sido acolhidas”, o que significa que “a economia está a funcionar”, relacionou o representante.
A intervenção surgiu no seguimento de uma peça sobre a crise na Alemanha poder estar a impactar Portugal. Rafael Alves da Rocha defendeu que “há novas oportunidades”, tem é de haver um upskilling e reskilling dos trabalhadores. “As empresas têm de fazer ações de formação”, incentivou, tocando ainda numa necessidade de sintonia entre as universidades e empresas para se criar valor acrescentado.
No seu discurso, o diretor geral da CIP deixou também claro que, apesar de termos mais um milhão de trabalhadores no mercado, a produtividade não cresceu. Simplificando: o país está a ter mais custos para a mesma produção, sendo importante por parte do Governo, das empresas e das associações, uma “reavaliação da forma como nos posicionamos no mercado”, concluiu.