Bebiana Rocha
A loja Chic Malha, no centro histórico de Braga, celebra este ano 68 anos de atividade, consolidando-se como uma referência histórica no segmento de artigos para criança e bebé, sobretudo em malha.
Fundada a 1 de abril de 1957 por Francisca da Conceição Cerqueira, a loja começou com uma oferta diversificada para homem, senhora e criança em malha e manteve, ao longo dos anos, a aposta na qualidade e na proximidade com os clientes.
Atualmente, a gerência está a cargo de Joaquim Manuel Cerqueira da Cunha, filho da fundadora, que transformou o espaço numa referência para vestuário de cerimónia infantil.
Um dos pilares da loja é a produção nacional, com confecionadores portugueses responsáveis por peças que vão dos básicos e enxovais para batizados e primeiras cerimónias até acessórios como meias e gorros. Entre as marcas mais visíveis em loja está Dr. Kid, bem como Boboli, Babi for Babies e Paz Rodriguez.
Para Joaquim, a comunicação entre confecionadores e lojas é essencial: quem vende tem experiência direta com o consumidor. Essa informação é fundamental para que os industriais possam melhorar coleções, métodos de produção e reduzir prejuízos com stock. Só com sinergias conseguimos enfrentar tempos difíceis, diz ao T Jornal.
O espaço da Chic Malha está organizado para facilitar a experiência de compra. À entrada, encontram-se as meias e sapatos de um lado e o vestuário casual do outro. À medida que se avança para o interior, surgem as peças mais delicadas para os primeiros meses de vida, como babygrows, conjuntos de malha fina e mantas, além de roupa interior e bodies cuidadosamente organizados.
Com a chegada do outono, a loja renova a coleção com peças para a nova estação, e em breve chegará a nova coleção de cerimónia, com boleros em pêlo e vestidos de corte cuidado.
O vestuário de cerimónia encontra-se na parte de trás do balcão, com peças que vão desde modelos simples com detalhes rendados a vestidos mais elaborados com aplicações brilhantes.
Um dos diferenciais destacados por Joaquim durante a visita é a possibilidade de as peças servirem para várias ocasiões, e mostra na prática: um vestido minimalista de cerimónia pode ser facilmente convertido num vestido de domingo ou para festividades trocando o alfinete amovível por uma outra cor, ou até tornar um vestido de inverno num de verão, alterando a manga.
“Se não serve para os meus, não serve para ter em loja”, afirma Joaquim, reforçando que a máxima prioridade da Chic Malha é a qualidade e o conforto, dada pela maioria das peças produzidas em 100% algodão e com forros macios para garantir bem-estar aos mais pequenos.