23 agosto 23
Empresas

Ana Rodrigues

Cerca de 44 toneladas de algodão angolano aterram em Guimarães

A Textang II vendeu a uma empresa de Guimarães a maior quantidade de fio de algodão alguma vez registada na história de Angola: foram 44 toneladas. O negócio constituiu um investimento da ordem dos 90 mil dólares por parte da empresa de Guimarães, a Lagent.

Marcando o arranque das exportações angolanas, a encomenda deverá ser entregue à Lagent no prazo de dez dias. A Textang II é a maior fábrica de tecidos finos de Angola e uma das maiores de África, com uma área de 110 mil m2 localizada no Cazenga (Luanda), empregando cerca de 400 pessoas e possuindo uma capacidade de produção de até dez milhões de metros de tecido por ano.

“Nunca nenhuma outra indústria têxtil no país exportou esta grande quantidade de fio de algodão, descaroçado, limpo, fiado e acabado em Angola”, salientou Jorge do Amaral, presidente do grupo Alcaal e proprietário da empresa, à Lusa. O empresário revelou também que o grupo está a estudar mercados e estratégias de entrada noutros países e a negociar a possibilidade de exportar tecido para Portugal e Espanha, bem como no mercado dos Estados Unidos da América.

Ainda que o algodão utilizado para a produção tenha sido importado, o grupo que opera maioritariamente na Angola e na Argentina iniciou recentemente um projeto de produção de algodão em Malanje. A Alcaal explora ativo agro-industriais em mais de 70 mil hectares, principalmente vocacionados para o milho, soja e arroz, bem como os seus derivados industriais.

Partilhar