22 maio 25
Inovação

Bebiana Rocha

CeNTI partilha novos desenvolvimentos no âmbito do TEXP@CT

O CeNTI está a liderar o desenvolvimento de soluções tecnológicas de vanguarda no âmbito do projeto TEXP@CT, que promete transformar a indústria têxtil e vestuário nacional. Entre as inovações em destaque encontra-se um cobertor de aquecimento inteligente, pensado para idosos e pessoas acamadas, que incorpora três zonas de aquecimento personalizadas, com controlo e monitorização através de uma aplicação móvel. Esta solução alia conforto e eficiência energética, representando um avanço face aos produtos atualmente disponíveis no mercado.

Em comunicado o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes revelou ainda dois desenvolvimentos em curso. A primeira é uma solução baseada em Inteligência Artificial, capaz de detetar rasgos e manchas em substratos têxteis, identificar a sua origem e ajustar os parâmetros de produção para reduzir o número de artigos não conformes e, consequentemente, o desperdício.

“Esta tecnologia irá atuar especificamente no processo de fabrico, monitorizando, prevendo e identificando previamente eventuais não conformidades no tecido”, explica a equipa responsável.

A segunda inovação prende-se com o sector automóvel: um catálogo dinâmico de amostras têxteis, desenvolvido com recurso a ambientes 3D e realidade aumentada, pensado para os interiores dos automóveis do futuro. Paralelamente, está também a ser criado um catálogo físico, com amostras reais para permitir uma experiência tátil aos utilizadores.

O projeto TEXP@CT, financiado pelo PRR, mobiliza 40 entidades e tem previstos, até ao final de dezembro, o desenvolvimento de 26 soluções e tecnologias que contribuam para a digitalização e sustentabilidade da fileira. No total, o investimento ronda os 46 milhões de euros.

Partilhar