Bebiana Rocha
O CeNTI acolheu no passado dia 19 de março nas suas instalações o seminário ‘Da investigação ao produto: caminhos para a sustentabilidade e circularidade’, integrado no projeto Be@t. Onde foram abordados conceitos como simbiose industrial, circularidade e bioeconomia, por Gabriela Sousa (Altri), Júlio Grilo (Simoldes), Pedro Magalhães (Tintex) e Sandra Silva (Veolia).
Anabela Carvalho, project manager no CeNTI, deu as boas-vindas aos presentes, passando de seguida a palavra a Cristiana Ribeiro, da Associação Smart Waste Portugal, que apresentou ‘A Inovação como Driver para a Economia Circular’.
A segunda palestra da tarde teve como foco os Materiais Avançados também enquanto motores de inovação e transição. Na qual Nelson Durães, R&D Manager Functional Fibres, partilhou o seu conhecimento nesta área. O encontro terminou com uma visita pelas instalações e ao piloto Be@t de fibras de base celulósica regeneradas.
Recorde-se que o projeto representa um investimento de 180 milhões de euros, co financiados pelo PRR, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU, sendo um dos principais objetivos adotar novas matérias-primas de origem não fóssil e criar novos processos de fabrico mais sustentáveis.