Bebiana Rocha
A Comissão Europeia anunciou, na passada semana, um investimento de 1,3 mil milhões de euros em inteligência artificial, cibersegurança e competências digitais, com o objetivo de garantir a soberania tecnológica do continente. O investimento será realizado através do programa de trabalho do Programa Europa Digital (DIGITAL) para o período de 2025-2027.
Os apoios serão direcionados às empresas e outras entidades, nomeadamente à administração pública e aos Polos Europeus de Inovação Digital, para proporcionar ao tecido industrial acesso a conhecimento técnico especializado. A proposta na íntegra pode ser lida aqui.
“O Programa Europa Digital é o primeiro programa da UE a visar acelerar a recuperação e impulsionar a transformação digital da Europa”, enfatiza a Comissão em comunicado, acrescentando que foi concebido para “preencher a lacuna entre a pesquisa em tecnologias digitais e a sua implementação, com o objetivo de produzir resultados no mercado e trazer benefícios às empresas europeias, em particular às PME”.
Para explorar o tema em detalhe e esclarecer os interessados sobre como submeter suas propostas, a Comissão Europeia criou um guia. A abertura da próxima chamada está prevista para este mês de abril, com novas calls publicadas ao longo do ano, no Portal de Financiamento e Licitações da UE.