25 março 25
Economia

Bebiana Rocha

CE e Textile ETP unem-se para catapultar a inovação têxtil europeia

A Comissão Europeia e a Textile ETP iniciaram o processo de assinatura de um memorando de entendimento que, uma vez formalizado, impulsionará a sustentabilidade, circularidade e inovação no setor têxtil e de vestuário. Além disso, contribuirá para reforçar a autonomia estratégica e competitiva da Europa.

Na passada sexta-feira, a EURATEX publicou um comunicado destacando a importância dessa parceria como um grande passo rumo aos têxteis circulares. Mário Jorge Machado, presidente da EURATEX, afirmou: “A inovação é a ponte entre a sustentabilidade e a competitividade. A decisão da Comissão Europeia é bem-vinda, mas representa apenas um ponto de partida. Recursos adicionais devem ser disponibilizados no novo quadro financeiro plurianual, com um forte foco na base de fabricação da Europa, bem como no apoio direto às tecnologias limpas, habilidades e infraestruturas.”

A Textile ETP vê o lançamento do programa de financiamento para pesquisa e inovação da UE no setor têxtil como o resultado de anos de persistência na criação de uma comunidade forte e interessada na adoção de novas tecnologias, materiais, processos e modelos de negócio. “Cabe-nos demonstrar à Comissão Europeia que o seu investimento gerará um retorno positivo nos próximos três anos”, concluiu.

Entre 2025 e 2030, a Comissão Europeia e os parceiros privados comprometeram-se a investir até 60 milhões de euros em projetos colaborativos de pesquisa e inovação. A parceria operará dentro do programa Horizon Europe, com a Textile ETP sendo responsável pela coordenação das iniciativas de construção de consórcios, financiamento de projetos e atividades de disseminação para os seus membros.

Partilhar