20 maio 22
Internacionalização

T

CCIP lança estudo sobre gestão em cenário de conflito

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e a Nova BHRE (Center on Business, Human Rights and the Environment) desenvolveram em parceria o estudo ‘Empresas a operar em áreas de conflito: Quadro legal, riscos e obrigações’, que pretende ser um guia para a gestão, difícil, em contexto de guerra.

Da autoria de Laura Íñigo Álvarez, Coordenadora Científica do Nova Centre on Business, Human Rights and the Environment, os principais tópicos do estudo centram-se nos seguintes temas: principais instrumentos e normas internacionais; diligência devida em relação aos direitos humanos em zonas de conflito; riscos e responsabilidades; incorporação de uma perspetiva de género; uma saída responsável.

A gestão em contexto de conflito pode vir a ser importante, se se verificar que a guerra na Ucrânia vai durar mais tempo que aquilo que era previsível no final do mês de fevereiro. De qualquer modo, e mesmo que por absurdo a guerra acabasse hoje, os seus efeitos vão continuar a fazer-se sentir durante um tempo indeterminado, mas que não pode ser breve.

Nesse contexto, os empresários têm todo o interesse em conhecer ao pormenor o enquadramento que venham a conhecer – o que, por maioria de razão, afetará as empresas que estiverem mais expostas quer às exportações, quer a importação de matérias-primas oriundas e mercados envolvidos em conflito.

O estudo é de acesso gratuito, sendo necessário preencher um formulário.

Partilhar