26 maio 23
Indústria

Maria Monteiro

Catalunha reindustrializa polos históricos do têxtil

Apenas separados por 10km de distância e a 30km de Barcelona estão localizados dois enclaves de têxteis espanhóis: Sabadell e Terrassa, o primeiro centro de lã da Península. Embora com menos atividade, ambas continuam a formar um dos maiores centros industriais da Catalunha.

Por isso, a reindustrialização é a principal medida para revitalizar a economia – que já está presente nos programas eleitorais das eleições autárquicas de março de 2024. As fábricas têxteis há muito que deixaram de inundar a região de Vallès Occidental de fumo, mas a indústria da moda continua presente nas duas cidades – ambas continuam a ter empresas de moda, herdeiras do passado industrial da região. Ao contrário da vizinha Sabadell, a indústria têxtil em Terrassa diversificou-se muito mais, tendo chegado a outros setores econômicos além da moda.

Na câmara municipal de Terrassa, governa Tot per Terrassa, que entre as propostas da sua candidatura está a criação de uma indústria de inovação ou o plano de parques industriais, que quer modernizar e tornar mais competitivos os edifícios industriais do concelho e atrair mais empresas para a cidade. Além disso, no programa eleitoral do Partido Socialista da Catalunha é apontada a necessidade de promover “a reindustrialização do tecido empresarial da Terrassa”. E na terceira força no consistório, a Esquerda Republicana da Catalunha, salienta no seu programa que o trabalho de qualidade no concelho passa pela reindustrialização, empreendedorismo e inovação.

 

Partilhar