Bebiana Rocha
A BW Fashion veio da Serra da Estrela para a MOD’Unica expor a sua expertise em malhas exteriores. Bruno Simões, proprietário, mostrou-se surpreendido com a visita de potencias clientes franceses no stand. “A feira teve uma boa afluência, tendo em conta o facto de ser nova e o tempo em que foi preparada. Houve diferenças para o salão Modtissimo, claro, nomeadamente menos expositores, mas fiquei surpreendido. França é um mercado que estamos a trabalhar bem e conseguimos fazer novos contactos na Exponor que podem vir a tornarem-se interessantes”, resume ao T Jornal.
A empresa, que reúne dentro de portas um departamento de desenvolvimento de amostras, tecelagem e confeção, esteve a expor os seus modelos novos de verão, com alguns ficos novos e sustentáveis, como fios de algodão orgânico e fios com matérias-primas recicladas.
“A nossa zona era muito forte a nível têxtil, neste momento é menos, por isso temos de marcar presença neste tipo de evento para que nos procurem, estamos a planear voltar em força às feiras internacionais em 2026”, conta.
O mercado holandês é neste momento o principal mercado da BW Fashion. O alemão já chegou a ter um peso importante para o volume de negócios, no entanto, neste momento “está mau”, admite Bruno Simões.
“O principal desafio que a indústria atravessa é a incerteza dos mercados e dos clientes. Precisamos de previsibilidade, os clientes não se comprometem para a estação seguinte e entregam as encomendas cada vez com prazos mais apertados. Espero que 2025 seja um ano de inversão desta tendência e 2026 seja um ano melhor, de crescimento e consolidação da empresa”, partilha.
A administração tem investido na modernização, sendo visível o resultado quer no parque de máquinas quer através dos painéis solares já colocados. “Estamos aqui para dar luta e já a pensar no médio prazo em trocar de instalações. Neste momento somos 14 funcionários, temos uma capacidade produtiva de 20 a 25 000 peças por ano, para não ficarmos condicionados no crescimento teremos de eventualmente dar o salto para novas instalações”, antecipa.