Bebiana Rocha
A lã da tosquia de um pequeno rebanho de ovelhas churra, uma raça autóctone da Serra da Estrela, serviu de matéria-prima para a nova coleção limitada da Burel Factory. ‘The Churra Collection’ é composta, neste momento, por quatro peças: dois sobretudos (Sarrubeco e Riscas), uma tote bag e uma almofada decorativa.
“A lã das peças resultou da tosquia das ovelhas livres da Quinta do Nuno e da Julieta em Miguel Choco, uma aldeia Serrana”, partilha a empresa de Manteigas. “As ovelhas Churra são uma raça protegida devido ao risco de extinção, que valorizamos ao dar forma à lã que elas nos oferecem todos os anos”, acrescenta.
Isabel Costa, CEO da Burel Factory, acrescenta ao T Jornal que esta é a primeira tosquia feita com o casal: “a nossa lógica é valorizar esta raça, a tradição, e também os pastores”, diz. Desta tosquia resultaram lãs muito grossas, longas, “que depois de trabalhadas ficam com um ar de cobertor de churra”, explica.
No site estão neste momento dois casacos, desenhados por Filipa Homem e Mafalda Fialho, uma tote bag assinada por Sara Lamúrias e uma almofada da equipa da fábrica. “Vamos lançar mais alguns artigos na área da decoração”, anuncia Isabel Costa.