10 Dezembro 2018
Fashion From Portugal

T

Bruxelas rendida ao têxtil Made in Portugal

Foi com a casa a abarrotar que o têxtil português se exibiu em Bruxelas, na última quinta-feira, dia 6 de Dezembro, perante uma plateia de diplomatas e eurodeputados de vários países, mas também empresários e importadores com representação na capital da Europa. Mostrar a faceta de vanguarda e inovação tecnológica e sustentável da nossa ITV era um dos objectivos, mas oportunidade também para dar a perceber porque é que o mundo aponta para o renascer da indústria têxtil em Portugal como um case study de sucesso.

Paulo Vaz, director geral da ATP, refere a presença de representantes diplomáticos de países tão diversos como o Uzbequistão para dar conta dos interesse e curiosidade em conhecer o caso de sucesso da ITV nacional. “Tratou-se de uma ação de charme e promoção sobre a nova realidade do têxtil Português, tecnológica e inovadora, mas também na sua vertente ecológica e sustentável, de moda e design. O objetivo é reforçar a percepção internacional de qualidade, inovação vanguarda tecnológica do têxtil português como referência à escala mundial e isso foi plenamente conseguido, com a sala a abarrotar e gente das mais diversas origens”, descreve Paulo Vaz.

Também o embaixador de Portugal da Bélgica, António Alves Machado, que abriu o evento, destacou a presença das diversas empresas, designers e investidores belgas, enquanto a diretora da AICEP em Bruxelas, Maria Manuel Branco deu conta da total disponibilidade para apoiar as empresas portuguesas no mercado belga. “Este evento foi o exemplo perfeito daquilo que podermos fazer”, disse, citada pelo jornal electrónico Brussels Express, que destaca a forma impressiva como o têxtil português se exibiu em Bruxelas.

Paulo Vaz sublinha que o encontro serviu “não só para mostrar a recente história de sucesso mas também as ideias de futuro” e destaca “a prestação e imagem deixada pelos participantes no debate, que deixaram perfeita imagem de uma indústria moderna e tecnológica e liderada por uma geração actualizada, preparada e com mundo”.

Apresentado por Mário Jorge Machado, vice-presidente das ATP, o encontro inclui a apresentação do Green Circle Showcase do CITEVE , um Designer Corner com a estilista Katty Xiomara, e uma mesa-redonda sobre “sustentabilidade ao longo da cadeia de valor da moda”, com a participação de Ana Silva (Tintex), Braz Costa (CITEVE) e Miguel Mendes (A. Sampaio).

Esta foi a primeira acção externa do programa Fashion From Portugal 4.0, depois da sua apresentação na UBI e do lançamento do T Internacional. O programa ce promoçºao externa da ITV nacional prevê num vasto leque de iniciativas  de promoção internacional da imagem da Indústria Têxtil e Vestuário a decorrer até Setembro. O programa é apoiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) do Portugal 2020 e COMPETE 2020.

Partilhar