28 novembro 24
Economia

Bebiana Rocha

Bruxelas e o puzzle de legislação na área da sustentabilidade

Dirk Vantyghem, Diretor Geral da EURATEX, participou como orador no 26º Fórum da Indústria Têxtil e Vestuário, organizado pela ATP, onde falou sobre o novo paradigma regulamentar. Na sua apresentação com updates diretos de Bruxelas, Dirk mostrou um curioso esquema em puzzle que mostra toda a legislação em curso na área da sustentabilidade.

“A Comissão Europeia está muito focada no impacto ambiental e o têxtil é muito importante enquanto sector”, enquadrou, dando conta do que tem sido o papel da Confederação: “temos moldado a agenda europeia, feito negociações”, explicou. Entre as negociações em curso está por exemplo a regulamentação do ecodesign, onde é necessário acertar detalhes técnicos.

Na apresentação Dirk mencionou também negociações sobre etiquetas, greenwashing, quais serão os moldes da responsabilidade alargada do produtor e o impacto do Due Dilligence em toda a supply chain.

O diretor-geral da Euratex fez também um apanhado daquilo que é esperado da nova Comissão para os próximos cinco anos: “o programa será muito influenciado pelos relatórios Draghi e Letta”, resumiu, enumerando de seguida a necessidade de aumentar do lado do consumidor a procura por produtos sustentáveis, reforçar a indústria europeia e resolver o problema das plataformas online como Temu e Shein, que não cumprem os critérios europeus.

No final, Dirk apontou os esforços de Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, como positivos, mas é necessário trabalhá-los, reforçá-los e nivelar o terreno de jogo. Pediu também uma maior confiança e cooperação ao longo da supply chain, uma maior partilha de dados para permitir que todos cheguemos mais longe. “A mudança vai beneficiar a indústria se juntarmos esforços!”

Partilhar