Bebiana Rocha
A Boboli tornou-se a primeira marca a lançar uma coleção infantil 100% reciclada e fabricada na Catalunha, avança a publicação espanhola Pinker Moda. A linha, chamada “Reborn by Boboli”, foi desenvolvida no âmbito do projeto RETEXCAT, promovido pela Agència de Residus de Catalunya em parceria com a Generalitat de Catalunya.
Nesta fase piloto, foram produzidas cinco peças diferentes – duas camisolas de malha, um macacão, uns calções e umas calças para bebé – todas básicas, em cor neutra e com padrão às riscas.
No total, foram confecionadas 1.980 unidades, com o objetivo de testar a viabilidade técnica e industrial dos materiais reciclados. As peças utilizam fios reciclados pós-consumo, permitindo uma poupança de 70 kg de matéria-prima virgem e uma redução de 48% nas emissões de CO₂.
A iniciativa reforça ainda o compromisso da marca com a sustentabilidade, numa estratégia que não começou agora: a Boboli já dispunha de um programa de recolha de peças usadas nas suas lojas, promovendo a circularidade e a reutilização de materiais.
O projeto RETEXCAT integra, no total, seis marcas de moda – Boboli, Mango, Simorra, Sita Murt, Systemaction e Yerse – e nove empresas industriais: Estampados Damf, Hilaturas Rubio, Hilosa, Pagès Valentí, Planafil, Picvisa, Triturats la Canya, Solidança e Textil BCH. Conta ainda com a colaboração da Coleo, da Dataambient e da Modacc.
O objetivo passa por facilitar um fluxo contínuo e significativo de matérias-primas secundárias e introduzir no mercado peças de vestuário de qualidade fabricadas a partir de resíduos têxteis pós-consumo recolhidos em contentores, consolidando um modelo industrial assente na economia circular.