Bebiana Rocha
A Bloomati foi distinguida ontem com o ISPO TEXTRENDS AWARD 2025, na categoria Base Layer. O seu jersey 073.0369 foi considerado Best Product, impressionando o júri pela mistura luxuosa de 85% micromodal e 15% seda. No site dos prémios, é destacada a suavidade excecional da malha e o acabamento Young Skin com Aloe Vera, que ajuda a hidratar a pele e a protegê-la contra agressões externas, sendo também ideal para pele sensível, graças ao efeito calmante.
A ISPO sublinha ainda as características multiusos do produto: propriedades antiestáticas, efeito refrescante para a pele e proteção ligeira contra picadas de insetos e exposição solar. Recomendando-o para uso diário, devido à sua respirabilidade.

Rui Moreira, comercial da Bloomati, confirma ao T Jornal o sucesso desta novidade: “80% dos contactos foram motivados pelo prémio ISPO Awards. Sentiu-se uma grande curiosidade dos visitantes e abriram-se portas a novos contactos”, afirma, destacando a comunicação conseguida com a líder mundial de roupa de desporto, da qual poderá resultar um projeto especial com esta malha em específico.
“Tivemos sucesso na escolha que enviámos”, diz, reconhecendo que o facto de as pessoas pararem no stand para conhecerem o produto de perto permitiu também apresentar outras opções de elevada qualidade e sustentáveis, muito na base celulósica – como por exemplo, tencel e diversas viscoses.
“Temos encontrado nichos que procuram qualidade. Paralelamente, temos investido num trabalho de presença cada vez mais reconhecido; já há contactos anteriormente feitos que demonstram agora interesse em trabalhar connosco”, acrescenta.
Apesar de a feira ter corrido bem para a Bloomati, Rui Moreira não esconde que a inclusão do Domingo no calendário da feira não trouxe ganhos significativos para os expositores, com menos marcas a visitarem o certame.
A administração acompanhará a mudança da feira para Amesterdão no próximo ano. “Tudo tem uma duração. Neste momento, o certame está a perder marcas e está saturado. Acredito que, com a mudança para Amesterdão, estaremos mais perto das marcas e que poderá ser melhor”, afirma André Carvalho.

A novidade da Bloomati na ISPO está simultaneamente a ser apresentada na Texpremium, que decorre hoje e amanhã em Shoreditch, Londres. Este novo local, “mais refinado”, agrada a André Carvalho pelo seu estilo inglês, embora as primeiras horas de abertura tenham sido mais lentas do que o esperado.
“Recebemos alguns pedidos de amostras, nomeadamente de felpa americana, turca, veludo, sempre na base sustentável, com algodão orgânico. As perspetivas são boas, mas ainda é cedo”, diz, ao início da tarde, ao T Jornal. A localização podia ser mais privilegiada, sentem que estão ao fundo do espaço, mas acreditam no potencial desta mudança, que se reflete num espaço menos empresarial e mais autêntico.