Bebiana Rocha
A plataforma da AICEP Portugal Global deu a conhecer esta semana três empresas têxteis: Bloomati, Adalberto e Fitecom são apresentadas como exemplos de qualidade e inovação. “Portugal posiciona-se como um líder incontestável na indústria têxtil”, introduz o artigo.
A Bloomati é a primeira abordada, com o seu projeto re.GROWth, uma iniciativa criada em conjunto com a designer de moda Diana Lopes, permite prolongar o tempo de vida útil das roupas infantis. “Com peças confortáveis, reversíveis e ajustáveis, a marca está a redefinir os padrões da moda infantil, oferecendo peças que crescem com as crianças”.
Também a Adalberto tem estado envolvida em projetos sustentáveis e revolucionários, como o Giatex criado para promover um uso mais racional da água na indústria têxtil. “A Adalberto tem vindo a lançar vários produtos sustentáveis, como o Super Eco Dyeing, que utiliza tingimento e estamparia com pigmentos naturais”, complementa.
A linha dos Puras Lãs da Fitecom são o exemplo de durabilidade destacado pela AICEP. “Certificados pela The Woolmark Company e com acabamentos mecânicos privilegiados, estes tecidos são produzidos a partir de lãs provenientes de rebanhos que pastam em campos livres de pesticidas e produtos químicos. A pureza desses tecidos não só os torna facilmente recicláveis após o fim da sua vida, mas também completamente biodegradáveis”.